04 exercícios práticos para viver bem em tempos de ansiedade

12/12/2018 by 0
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Vivemos em um período em que a ansiedade parece tomar conta de nossas vidas.

Vários estímulos nos levam a antecipação de alguma situação: compromissos e e-mails que em tempo real aparecem em nossos celulares, redes sociais com informações tão dinâmicas que nos influenciam a buscar saber a próxima novidade a cada segundo. Comer rápido, encontros casuais e tempo escasso são apenas alguns poucos exemplos.

E de repente, nos vemos pensando em como lidar com todas essas informações estando realmente “inteiro”, vivendo o presente em cada momento da vida.

Alguns exercícios simples, se praticados constantemente, podem nos ajudar a viver com mais qualidade e equilibrar a ansiedade:

  1. Valorize-se: conheça profundamente e aceite quem você é, sem julgamentos, excesso de autocrítica ou baixa autoestima. Acredite, somos pessoas únicas, evite comparações com os outros!
  1. Cuide do corpo e da mente: Nossa tendência inicial é cuidar apenas do corpo, que está exposto e proporciona a ideia que as outras pessoas vão ter da gente. A mente muitas vezes fica esquecida, portanto, estar atento a nossos pensamentos, emoções, sentimentos e conversar sobre eles são importantes hábitos a serem desenvolvidos. Escute seus pensamentos, olhe pra dentro de si, nomeie e aceite o que se passa em seu mundo interior! Por exemplo: Se está chateado, não tente lutar contra esse sentimento, reconheça que está chateado, identifique as possíveis causas e aos poucos aprimore seus recursos para lidar com este aborrecimento.
  1. Contemple: Você não precisa estar em uma praia paradisíaca ou assistindo a um pôr-do-sol de “cair o queixo” para contemplar a vida. Bastam alguns segundos observando a natureza, sentindo o cheiro de café quente, escutando música, sentindo a textura de um tecido, apreciando o gosto de uma fruta da estação. Explore mais seus 5 sentidos!
  2. Seja grato: Este exercício nos motiva a enxergar o lado positivo do cotidiano. Seu dia pode ter sido difícil, agitado, com muitos imprevistos, mas sempre haverá algo que podemos ser gratos. Pratique a gratidão reconhecendo diariamente as coisas mais simples da vida!

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"Durante minha trajetória profissional pude sensibilizar e impactar positivamente a vida de algumas pessoas e também a cultura das organizações que estive inserida."

Adriana Rodrigues Fernandes Vaz
Psicóloga CRP 08/09910

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